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Brasileiro de Formula

Carro: Formula renault 2.0
Inicio do campeonato: Dia 23 de Janeiro
Nº de Etapas: 24
Duração do campeonato: 12 meses
Dia e Horário da corrida: Segunda às 22h (Horário de Brasilia)
Qualificação: Fechado (10 Minutos/4 Voltas)
Duração: Voltas
Clima: Dynamic Weather
Setup: Aberto
Vagas: 60
Frequência: Quinzenal
Descartes: 4 etapas
Valor por carro: R$308,00 À vista via transferência bancária. Ou R$330,00 via PayPal/PagSeguro (Até 3x no cartão).
Restrição: Carteira D 4.0 Road ou superior
Incidentes: À definir
Parada: Obrigatória
Combustível: 50%
Largada: Parada

Prezado piloto,
O regulamento a seguir foi criado pela Administração do iRacing Brasil, em conjunto com pilotos e chefes de equipe participantes das categorias disputadas em circuitos mistos do iRacing Brasil.
As regras a seguir, visam a padronização das análises feitas pela moderação do iRacing Brasil para cada tipo de acidente, durante as etapas válidas pelos campeonatos ativos.
É de suma importância que todos os pilotos, bem como chefes de equipe, tenham o total conhecimento do regulamento, uma vez que a moderação só analisará protestos embasados nos itens citados no mesmo. Para casos omissos neste regulamento, a moderação irá analisar, e punir de acordo com regra que será inserida a partir de então no regulamento.
Para evitar que a moderação perca algum acidente ocorrido durante a etapa, será permitido aos pilotos usar com moderação e coerência a notificação aos moderadores. Para configurar seu macro de notificação, basta substituir um dos textos pré-programados pelo simulador pelo texto em CAPS LOCK: “/rc NOTIFICAÇÃO” (Sem aspas)

1. BRIEFING

1.1 – Antes do início de cada etapa, os pilotos receberão em seus e-mails o chamado “Dados do Servidor”. Este e-mail contém informações sobre a etapa em questão, bem como as configurações do servidor;
1.2 – Possíveis dúvidas com relação ao e-mail informado no item 1.1, poderão ser retiradas durante o briefing que será realizado no servidor de TS3 do iRacing Brasil;
1.3 – O Briefing é fundamental para todos os pilotos. Mas se não puder comparecer ao briefing, envie um companheiro de equipe que possa lhe informar sobre alguma mudança combinada no briefing;
1.4 – Por vezes, o responsável pelo briefing também poderá utiliza-lo para passar alguma informação ou novidade referente ao iRacing Brasil.
1.6 – Em casos específicos, o iRB poderá optar por implementar regras específicas que serão informadas durante o briefing, e debatida com os pilotos para aprovação;
1.7 – As regras definidas em briefing, sobrepõem as regras deste regulamento;
1.8 – Após o anúncio do início do briefing no servidor, todos os pilotos terão até 1 minuto para levar seus carros para o box, e acessar o servidor de Team Speak 3 do iRacing Brasil. Os pilotos que permanecerem em pista após este prazo, receberão o DQ do servidor, que só será retirado após 10 minutos do término do briefing.

2. PUNIÇÕES BRANDAS

As punições tidas como brandas, são punições com menor grau de prejuízo aos pilotos envolvidos em pista, mas que precisam ser respeitadas por todos os participantes.As punições brandas poderão ser desde advertência, até a perda de pontos.

2.1 – Não utilizar nome e sobrenome do iRacing.com no TS3 do iRacing Brasil – Advertência;
2.2 – Manter chat “mutado” durante o briefing – Remoção do briefing;
2.3 – Usar chat de texto ou de voz com assunto de desinteresse a todo o grid, em qualificação ou corrida – Advertência;
2.4 – Fazer “zig zag” sem causar danos ao adversário – Advertência;
2.5 – Andar em velocidade maior ou menor que 6km/h em comparação a velocidade do pace car em volta de apresentação – Advertência;
2.6 – Largar ou relargar acima de 0.3 segundos de distância para o carro imediatamente à frente (mesma fila) – Advertência
2.7 – Não dar passagem, enquanto em posição de retardatário por menos de 1 volta – Advertência;
2.8 – Mudar mais de uma vez de posição para defender posição na reta sem causar danos – advertência;
2.9 – Parar o carro em pista durante a volta de apresentação ou em corrida, sem causar danos ou prejuízo aos adversários – Advertência;
2.10 – Causar contato sem perda de posição ao adversário durante volta de apresentação ou em corrida – advertência;

3. PUNIÇÕES MÉDIAS

Serão consideradas punições médias: Os acidentes ou descumprimento do regulamento que prejudique a corrida de outros pilotos com perda de posições sem abandono da corrida. Além de punições administrativas e reincidências

3.1 – Causar contato a outro (s) piloto (s), com perda de até 3 posições, sem causar abandono – Penalty de 10 segundos ao término da corrida
3.2 – Causar contato a outro (s) piloto (s), com perda de 4 a 6 posições, sem causar abandono – Penalty de 30 segundos ao término da corrida
3.3 – Causar contato a outro (s) piloto (s), com perda de mais de 6 posições, sem causar abandono – Drive Through
3.4 – Não dar passagem enquanto em posição de retardatário por mais de uma volta inteira – Penalty de 10 segundos ao término da corrida;
3.5 – Reincidência em mudar mais de uma vez de linha para defender posição na reta – Penalty de 10 segundos ao término da corrida;
3.6 – Ganhar posições por acelerar antes do sinal de luz verde do simulador – Drive Through;
3.7 – Causar contato com perda de posição na primeira volta sem abandono para o adversário – Drive Through;
3.8 – O item 3.5.1 só terá validade, caso o piloto atingido não precise entrar nos boxes para consertar danos, ou abandone a corrida por danos excessivos.
3.9 – Retorno à pista de forma insegura, causando danos e/ou perda de posição sem abandono para o piloto envolvido – Bandeira preta (drive through + 30 segundos);
3.10 – Atrapalhar disputa de posição enquanto retardatário, sendo membro da mesma equipe do piloto beneficiado – Drive Through;

  • Para todos os casos onde se aplique, o piloto que mostrar fair-play, devolvendo a mesm posição que ganhou do adversário, será apenas advertido.

4. PUNIÇÕES GRAVES

Serão consideradas punições graves: Os acidentes ou descumprimento do regulamento que prejudique a corrida de outros pilotos com abandono da corrida. Além de punições administrativas por divulgação parcial ou total de decisões da moderação/administração do iRacing Brasil.

4.1 – Causar acidente na primeira volta, seguido de abandono do adversário – Bandeira preta (Stop and Go + 2x o tempo da pole-position da etapa);
4.2 – Causar acidente com danos irreparáveis ao carro do adversário – Bandeira preta (Stop and Go + o tempo da pole-position da etapa);
4.3 – Dificultar ultrapassagem enquanto em posição de retardatário, causando acidente com abandono do adversário – (Stop and Go + o tempo da pole-position da etapa);
4.4 – Mudar mais de uma vez de posição para defender posição na reta, causando danos irreparáveis ao adversário – (Stop and Go + o tempo da pole-position da etapa);
4.5 – Retorno à pista de forma insegura, causando danos irreparáveis ao (s) adversário – (Stop and Go + o tempo da pole-position da etapa);

5. PUNIÇÕES ADMINISTRATIVAS

Serão consideradas punições administrativas os casos de pilotos com problemas de conexão, Chat, Jump Start, desrespeito às regras de briefing, atitude antidesportiva, entre outras.

5.1 – Usar chat inapropriado durante sessão de qualificação ou corrida – Penalty de 5 segundos no resultado final da corrida;
5.2 – Reincidência no uso do chat de texto ou voz durante sessão de qualificação ou corrida – Penalty de 10 segundos no resultado final da corrida;
5.4 – Enviar mensagem de texto privada ou pública, ou ainda mensagem de voz agressiva, ou em tom de ironias sem ofensas ou palavras de baixo calão em servidor de corrida ou TS3 do iRacing Brasil – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil
5.5 – Enviar mensagem de texto ou voz para a moderação/administração do iRacing Brasil contestando punição ou ordem enviada pela moderação durante ou após o término da corrida em qualquer canal de comunicação do iRacing Brasil – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil
5.6 – Utilizar mídias sociais para divulgar vídeos ou imagens de acidentes, bem como áudio, imagem, vídeo ou texto de resultado de punições aplicadas pela moderação do iRacing Brasil – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil
5.7 – Responder com ironias, deboche ou palavras de baixo calão, as decisões tomadas pela moderação do iRB via mídias sociais ou canais oficiais da Liga – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil;
5.8 – Enviar mensagem no servidor ou usar chat de voz para reclamar de acidente – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil;
5.9 – Usar chat de texto ou voz, bem como meios de comunicação do iRB, para ofender a moderação/administração ou piloto durante ou após o término da corrida – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil;
5.10 – Acessar o servidor de corrida enquanto suspenso da etapa – Conforme Regulamento Geral do iRacing Brasil;

6. PUNIÇÕES PÓS CORRIDA

Para todas as punições de bandeira preta aplicadas após o término da corrida, serão acrescentadas as seguintes punições de tempo:

– Bandeira preta (drive through) = Penalty de 40 segundos no resultado final da etapa;
– Bandeira preta (Stop and Go + X segundos) = Penalty de 40 segundos pela punição de bandeira preta + X segundos referentes ao item ao qual o piloto foi punido;
– Os itens de punições apenas com perda de tempo, terão o mesmo peso durante ou após o término da corrida;
– O acúmulo de 3 punições consideradas graves neste regulamento por um mesmo piloto durante a temporada, resultará na suspensão automática da etapa seguinte;

CONSIDERAÇÕES DAS ANÁLISES

A direção de prova poderá aplicar punições seguindo também os seguintes critérios:
Será considerado culpado, um piloto que estabelecer sua posição em uma curva, desviar da linha adotada e fizer contato com outro carro.
O piloto que está seguindo um carro à sua frente, será considerado culpado se ele (a) não alinhar a ponta do nariz do carro com a lateral traseira do carro à frente antes da tomada da curva.

O carro à frente será considerado culpado, se tocar o carro que o segue após o piloto que o segue, consiga alinhar o nariz do carro com a lateral traseira do carro à frente no ponto de tomada de curva.
Em uma disputa, o carro que vem atrás será considerado culpado, se ele causar um contato com a traseira do carro à frente no ponto normal de freada da pista.
O carro à frente será considerado culpado, se ele (a) diminuir de forma abrupta mais de 10 Km/h antes de um ponto razoável de freada, durante a curva ou na saída da curva. O ponto razoável de freada será definido pela moderação, baseado nas voltas dos demais pilotos em pista ao longo da etapa.

Em uma disputa, o carro que vem atrás será considerado culpado se ele fizer contato com o carro à frente em qualquer ponto da curva ou saída da curva. Exceto em casos onde o carro da frente diminuir a velocidade de forma inesperada.
Uma vez que um carro estabelece sua posição em uma curva, cada carro deverá sair da curva na mesma posição. Ou seja, se o carro no lado de dentro da curva abrir a curva e fizer contato com o carro do lado de fora, o carro de dentro será considerado culpado. O caminho considerado normal de saída da curva é o limite da superfície da pista. Se o carro da linha de fora tomar uma linha mais fechada na saída, não deixando espaço para o carro da linha de dentro contornar a curva de forma razoável, o carro da linha de fora será considerado culpado.

Qualquer piloto que não mantiver total controle do carro e causar contato com outros pilotos, será considerado culpado.

Errar ao retornar à pista de forma segura e paralela à trajetória normal de corrida será considerado culpado em caso de acidente.

Para casos onde houver fair-play do piloto causador do acidente, a punição será convertida em advertência, desde que o piloto prejudicado não perca competitividade ou abandone a prova em decorrência deste acidente.

Para casos onde tanto o piloto prejudicado, quanto o causador do acidente abandonem a etapa/bateria, o piloto punido pelo acidente será obrigado a largar dos boxes na etapa/bateria seguinte, e receberá a punição referente ao item do presente regulamento em que foi considerado culpado, logo após a sua saída dos boxes.

O piloto que receber uma punição onde é necessário entrar nos boxes (Drive through ou Stop and Go), não poderá sob nenhuma hipótese se beneficiar desta parada para reabastecer ou fazer troca de pneus. Sob pena de receber uma nova punição que deverá ser cumprida corretamente.

Para casos de acidentes ocorridos no final da etapa, e que a moderação não tenha tempo hábil para análise, será analisado pós-corrida, e o resultado divulgado em até 48 horas na página da categoria no site do iRB.

Os acidentes em corrida serão analisados por uma banca de, ao menos, 2 membros da moderação do iRacing Brasil. A decisão da banca será dada somente por unanimidade. Caso contrário, não será aplicada nenhuma punição.

O resultado do julgamento da moderação é soberano e irrecorrível.

PROTESTOS

Para todos os casos não analisados durante a corrida, a moderação fará a análise após o término da etapa.
Protestos abertos sob lances que ficaram para análise pós corrida, serão ignorados
O resultado dos protestos pós corrida estarão disponíveis na página da categoria, no site do iRacing Brasil até o dia seguinte.

Certo da compreensão de todos.

Atenciosamente;
Equipe iRacing Brasil

Sorteio de credencial de box para assistir as etapas da Stock Car nos boxes, ou área reservada as equipes;
Troféu exclusivo para o campeão do Brasileiro de Formula;
Troféu para a equipe campeã do Brasileiro de Formula;

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