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Brasileiro de Turismo GT 2018

RESUMO

Carro: Todos os carros da categoria VRS GT Sprint Series do iRacing
Início: 19 de Fevereiro
Término: 26 de Novembro
Dia e Horário da corrida: Segundas às 22h (Horário de Brasília)
Troca de carro: Permitida uma troca por piloto durante todo o campeonato
Qualificação: Fechado (10/20 Minutos ou 4 Voltas)
Duração: Entre 60 e 90 minutos cada etapa
Setup: Aberto
Clima: Dinâmico
Vagas: 60 vagas + lista de espera
Nº de Etapas: 16 etapas
Freqüência: Quinzenal
Descartes: 2 etapas
Restrição: Carteira Road D4.0 ou Superior
Incidentes: 17
Pit Stop: Obrigatório
Combustível: 50%
Largada: Lançada – Relargada em fila única

O QUE É

O Campeonato Brasileiro de Turismo GT 2018 é um campeonato organizado com os carros da categoria GT3 no simulador iRacing, voltado para pilotos com experiência em corridas em circuitos mistos no simulador iRacing. Em 2017 o CBTGT contou com alguns dos melhores pilotos, além das principais equipes brasileiras no simulador.

A edição 2018 do Campeonato Brasileiro de Turismo GT será disputada em duas fases de 8 etapas cada, totalizando 16 etapas. A primeira fase irá de 19 de fevereiro a 11 de junho, e a segunda fase será de 6 de agosto a 26 de novembro.

FORMATO

As etapas do CBTGT 2018 serão disputadas sempre às segundas-feiras, quinzenalmente. O horário de início das corridas será sempre às 22 horas (horário oficial de Brasília).

As corridas do CBTGT 2018 terão duração entre 60 e 90 minutos. A qualificação será fechada e terá duração entre 10 e 20 minutos. A duração de cada etapa será decidida pela organização do campeonato.

Será utilizado o clima dinâmico do iRacing em todas as etapas. O acerto (setup) dos carros é aberto, e a limitação de combustível será em 50% da capacidade do tanque.

Os pilotos devem preferencialmente utilizar o mesmo modelo de carro durante todo o campeonato. Será permitida, entretanto, uma troca de carro para cada piloto durante a duração do campeonato. Cada troca deverá ser informada à organização do campeonato, através de abertura de ticket no site do iRacing Brasil até, no máximo, 24 horas antes da etapa subsequente. Uma vez oficializada a troca, o piloto não poderá retornar ao carro anteriormente escolhido, sob pena de remoção do servidor da corrida.

POLÍTICA DE PINTURA PERSONALIZADA

É proibido, nas pinturas, o uso de referências aos seguintes tópicos:

  • Marcas conflitantes com os interesses do iRacing Brasil;
  • Propaganda política ou partidária de qualquer tipo;
  • Manifestações religiosas ou de culto;
  • Drogas e demais produtos ilícitos no Brasil;
  • Conduta discriminatória, incitação a crimes ou violência;
  • Pornografia.

As inscrições para o campeonato são feitas através da Loja do iRacing Brasil e o valor pode ser parcelado em até 12x pelo MercadoPago. Clique na imagem abaixo para acessar a Loja.

Brasileiro de Turismo GT

No total, serão disponibilizadas 60 vagas para o CBTGT 2018. Após o preenchimento de todas as vagas, o iRacing Brasil continuará aceitando inscrições para vagas de reserva. Os pilotos que fizerem a inscrição na reserva só poderão acessar o servidor de corrida caso sobrem vagas após o briefing de cada etapa, e com autorização prévia de um dos administradores do iRB.

Só terão a vaga confirmada para o Campeonato Brasileiro de Turismo GT 2018 os pilotos que tiverem seus pagamentos confirmados antes que o número de vagas esteja esgotado.

Prezado piloto,
O regulamento a seguir foi criado pela Administração do iRacing Brasil, em conjunto com pilotos e chefes de equipe participantes das categorias disputadas em circuitos mistos do iRacing Brasil.

As regras a seguir, visam a padronização das análises feitas pela moderação do iRacing Brasil para cada tipo de acidente, durante as etapas válidas pelos campeonatos ativos.

É de suma importância que todos os pilotos, bem como chefes de equipe, tenham o total conhecimento do regulamento, uma vez que a moderação só analisará protestos embasados nos itens citados no mesmo. Para casos omissos neste regulamento, a moderação irá analisar, e punir de acordo com regra que será inserida a partir de então no regulamento.

Para evitar que a moderação perca algum acidente ocorrido durante a etapa, será permitido aos pilotos usar com moderação e coerência a notificação aos moderadores. Para configurar seu macro de notificação, basta substituir um dos textos pré-programados pelo simulador pelo texto: “/rc NOTIFICAÇÃO” (Sem aspas)

1. BRIEFING

1.1. O Briefing é obrigatório para todos os participantes.

1.2. Antes do início de cada etapa, os pilotos receberão em seus e-mails o chamado “Dados do Servidor” com informações sobre a etapa.

1.3. Em casos específicos, o iRB poderá optar por implementar regras complementares durante o briefing.

1.4. As regras definidas em briefing, sobrepõem às regras deste regulamento. Ou seja. O que ficar definido em briefing será utilizado durante a etapa em questão.

1.5. Após o anúncio do início do briefing no servidor, todos os pilotos terão até 1 minuto para levar seus carros para o box, e acessar o Discord do iRacing Brasil.

1.6. Os pilotos que permanecerem em pista após este prazo, receberão o DQ do servidor, que só será retirado após o término do briefing.

2. PUNIÇÕES BRANDAS

As punições tidas como brandas, são punições com menor grau de prejuízo aos pilotos envolvidos em pista, mas que precisam ser respeitadas por todos os participantes.

As punições brandas poderão ser desde advertência, até a perda de pontos.

2.1. Não utilizar nome e sobrenome do iRacing.com no Discord do iRacing Brasil – Advertência;

2.2. Fazer “zig zag” invadindo a linha do adversário, sem causar danos – Advertência;

2.3. Manter chat “mutado” durante o briefing – Advertência;

2.4. Usar chat de texto ou de voz com assunto de desinteresse a todo o grid, em qualificação ou corrida – Advertência;

2.5. Andar em velocidade maior ou menor que 6km/h em comparação a velocidade do pace car em volta de apresentação – Advertência;

2.6. Largar ou relargar acima de 0.3 segundos de distância para o carro imediatamente à frente (mesma fila) – Advertência

2.7. Dificultar ultrapassagem dos líderes enquanto em posição de retardatário por menos de 1 volta – Advertência;

2.8. Mudar mais de uma vez de linha para defender posição na reta sem causar danos – advertência;

2.9. Parar o carro em pista durante a volta de apresentação ou em corrida, sem causar danos ou prejuízo aos adversários – Advertência;

2.10. Causar contato sem perda de posição do adversário, durante volta de apresentação ou em corrida – advertência;

3. PUNIÇÕES MÉDIAS

Serão consideradas punições médias: Os acidentes ou descumprimento do regulamento que prejudique a corrida de outros pilotos com perda de posições sem abandono da corrida.

3.1. Causar contato a outro (s) piloto (s), com perda de posição, sem causar abandono – Bandeira preta (drive through)

3.2. Não dar passagem enquanto em posição de retardatário por mais de uma volta inteira – Bandeira preta (drive through);

3.3. Piloto da primeira fila, estar à frente do pole-position em na volta de apresentação, ganhando vantagem após a largada. – Bandeira preta (drive through);
3.3.1. O piloto que mostrar fair-play ao perceber seu erro e devolver a posição, receberá advertência;

3.4. Piloto que largar antes do comando de “green flag” do simulador, levando vantagem sobre os adversários (drive through);
3.4.1. O piloto que mostrar fair-play ao perceber seu erro e devolver a posição, receberá advertência;

4. PUNIÇÕES GRAVES

Serão consideradas punições graves: Os acidentes ou descumprimento do regulamento que prejudique a corrida de outros pilotos com abandono da corrida.

4.1. Causar contato com abandono do adversário – Bandeira preta (Stop and Go + 60 segundos);
4.1.1. Para casos em que o piloto considerado culpado não cumpra a punição em corrida, o mesmo deverá largar dos boxes sem fazer qualificação na etapa ou bateria seguinte.

4.2. Causar acidente na primeira volta com abandono do adversário – Bandeira preta (Stop and Go + 60 segundos), e deverá largar dos boxes sem fazer qualificação na etapa ou bateria seguinte.

5. PUNIÇÕES ADMINISTRATIVAS

Serão consideradas punições administrativas as condutas como: Chat em corrida, chat da transmissão ao vivo, desrespeito às regras, adversários ou administração do iRB, atitude antidesportiva, entre outras.

5.1. Usar chat inapropriado durante sessão de qualificação ou corrida – 5 Pontos de punição na classificação final da corrida;

5.2. Reincidência no uso do chat de texto ou voz durante sessão de qualificação ou corrida – 10 Pontos de punição na classificação final da corrida;
5.3. Utilizar mídias sociais para divulgar vídeos ou imagens de acidentes, bem como áudio, imagem, vídeo ou texto de resultado de punições aplicadas pela moderação do iRacing Brasil – DQ da etapa em questão;
5.4. Enviar mensagem de texto privada ou pública, ou ainda mensagem de voz agressiva, ou em tom de ironias sem ofensas ou palavras de baixo calão para pilotos, equipes ou administração do iRB – DQ da etapa em questão;
5.5. Não respeitar ordem dada pela moderação de prova em briefing ou através de e-mail, para largar dos boxes – DQ da etapa em questão;
5.6. Acessar o servidor de corrida enquanto suspenso da etapa – Advertência;
Para todas as punições de bandeira preta aplicadas pós corrida, serão acrescentadas as seguintes punições de tempo:
– Bandeira preta (drive through) = +40 segundos no tempo final de prova do piloto punido;
– Bandeira preta (Stop and Go + 60 segundos) = 40 segundos pela punição de bandeira preta + 60 segundos referentes ao item ao qual o piloto foi punido.

6. PROTESTOS

6.1. Para todos os casos não analisados durante a corrida, a moderação fará a análise após o término da etapa.

6.2. Protestos abertos sob lances que ficaram para análise pós corrida, serão ignorados

6.3. O resultado dos protestos pós corrida estarão disponíveis na página da categoria, no site do iRacing Brasil até o dia seguinte.

7. REINCIDÊNCIA

7.1. Pilotos que cometerem 3 reincidências nos itens 2 de punições brandas serão obrigados a largar dos boxes na etapa subsequente.

7.2. Pilotos que cometerem 3 reincidências nos itens 3 e 4 de punições médias e graves receberão a suspensão da etapa subsequente. Não podendo esta etapa ser usada como descarte.

Certo da compreensão de todos.
Atenciosamente;
Equipe iRacing Brasil

O Campeonato Brasileiro de Turismo GT 2018 premiará em dinheiro os 15 pilotos melhores colocados na classificação final do campeonato, nos seguintes valores:

Campeão: R$ 1.000,00
Vice-Campeão: R$ 700,00
3º Lugar: R$ 450,00
4º Lugar: R$ 300,00
5º Lugar: R$ 240,00
6º Lugar: R$ 220,00
7º Lugar: R$ 200,00
8º Lugar: R$ 180,00
9º Lugar: R$ 160,00
10º Lugar: R$ 140,00
11º Lugar: R$ 120,00
12º Lugar: R$ 100,00
13º Lugar: R$ 80,00
14º Lugar: R$ 60,00
15º Lugar: R$ 40,00

O piloto campeão e a equipe campeã receberão, cada um, troféu personalizado iRacing Brasil, que será enviado em até 30 dias corridos após o término do campeonato.

Todos os pilotos que participarem de pelo menos 11 etapas do Campeonato Brasileiro de Turismo GT 2018 receberão um certificado de participação, em formato PDF. Não se considera participação quando o piloto não leva seu carro à pista durante a sessão de corrida, mesmo que tenha participado dos treinos.

Transmissão AO VIVO em Full HD 60 frames de todas as etapas;
VT na íntegra em Full HD 60 frames de todas as etapas;
Vídeo com os melhores momentos de todas as etapas;
Matéria com resumo de cada etapa no site do iRacing Brasil;
Divulgação no Facebook do iRacing Brasil;
Divulgação no Instagram do iRacing Brasil;
Divulgação no Twitter iRacing Brasil.

O sistema de pontuação utilizado no campeonato será o seguinte:

1º – 50 pts 11º – 20 pts 21º – 10 pts
2º – 40 pts 12º – 19 pts 22º – 9 pts
3º – 35 pts 13º – 18 pts 23º – 8 pts
4º – 32 pts 14º – 17 pts 24º – 7 pts
5º – 30 pts 15º – 16 pts 25º – 6 pts
6º – 28 pts 16º – 15 pts 26º – 5 pts
7º – 26 pts 17º – 14 pts 27º – 4 pts
8º – 24 pts 18º – 13 pts 28º – 3 pts
9º – 22 pts 19º – 12 pts 29º – 2 pts
10º – 21 pts 20º – 11 pts 30º – 1 pt

Para a classificação no campeonato de pilotos, serão contabilizados os 14 melhores resultados, ou seja, cada piloto pode descartar até duas etapas.

PONTOS BÔNUS

Além da pontuação geral, serão dados os seguintes pontos bônus aos pilotos:

  • 1 ponto para o piloto pole-position da etapa;
  • 1 ponto para o piloto com a volta mais rápida na corrida;
  • 1 ponto para cada piloto que liderar pelo menos uma volta na corrida;
  • 2 pontos para o piloto que ganhar mais posições entre a posição de qualificação e a posição de chegada;
  • 3 pontos para cada piloto que terminar a corrida sem nenhum incidente contabilizado pelo simulador;

PONTUAÇÃO POR EQUIPES

A pontuação das equipes será calculada pela soma das duas melhores pontuações de seus pilotos em cada etapa, incluindo os pontos bônus. Não serão contabilizados descartes na pontuação por equipes.

Cada equipe pode cadastrar um total de até três pilotos para todo o campeonato, independente da categoria de cada piloto. Um piloto que já tenha pontuado por alguma equipe não pode ser transferido para outra equipe no decorrer do campeonato. O cadastro de equipes deve ser realizado através do sistema de Ticket no site do iRacing Brasil.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate na classificação geral, serão usados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

  • Maior número de etapas participadas, não incluindo etapas descartadas;
  • Maior número de vitórias, seguido pelo maior número de segundos lugares, terceiros lugares, e assim sucessivamente;
  • Maior número de pole-positions, seguido pelo maior número de largadas em segundo lugar, terceiro lugar e assim sucessivamente;
  • Menor número de incidentes contabilizados pelo simulador;
  • Sorteio.

Para efeito de desempate, não será contabilizada posição de chegada quando o piloto completar menos de 85% das voltas do vencedor da etapa.

Para pontuar no campeonato por equipes e reservar a numeração dos pilotos, cada equipe e sub-equipe deve ser cadastrada conforme as instruções desta página.

Cada sub-equipe pontua separadamente no campeonato de equipes e pode ter no máximo três pilotos, sendo que os dois melhores pilotos em cada etapa somam pontos para a equipe. Não há limite para o número de sub-equipes dentro de uma mesma equipe.

Copie o texto abaixo, clique em “Open Ticket” e cole no campo de texto do seu chamado, inserindo em seguida as informações necessárias:

NOME DO CAMPEONATO:
NOME DA EQUIPE (para exibição na transmissão):
NOME DA SUB-EQUIPE (para pontuação por equipes):
PILOTO 1:
PILOTO 2 (Opcional):
PILOTO 3 (Opcional):

Cadastros abertos em desacordo com o formato acima, ou com mais de três pilotos por sub-equipe, não serão realizados.

Observação: em caso de erro nesta página, o sistema de Ticket está disponível no menu “Minha Conta”.

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LEIA ATENTAMENTE!

Antes de abrir um protesto, procure a opinião de amigos sobre o acidente. Muitas vezes, uma segunda opinião pode lhe dar uma perspectiva diferente da sua sobre o mesmo incidente.

Atendendo a pedidos de nossos pilotos, o resultado dos protestos serão respondidos em até 72h após o término da etapa em questão.

O piloto que não concordar com a decisão, poderá recorrer em até 24 horas após o recebimento do resultado do protesto. Após este prazo, o chamado será fechado.

Casos de desrespeito a moderação, administração ou pilotos em protestos serão punidos de forma severa.

Copie e cole o texto abaixo, clique em “Open Ticket” e cole no campo de texto do seu chamado, inserindo em seguida as informações necessárias:

NOME DO CAMPEONATO:
PILOTO PROTESTANTE:
PILOTO PROTESTADO:
ETAPA E/OU BATERIA:
VOLTA DO ACIDENTE:
BREVE DESCRIÇÃO DO ACIDENTE:

Protestos abertos sem as informações acima, ou com informações incorretas, serão fechados sem análise, e o piloto deverá reabrir de forma correta.

Observação: em caso de erro nesta página, o sistema de Ticket está disponível no menu “Minha Conta”.

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