Header Image

Troféu Zanoello

Patrocinador: Zanoello Troféus e Medalhas

Resumo

Carro: Global Mazda MX-5 Cup
Datas: 27 de Março a 05 de Junho
Dia e Horário da corrida: Terças às 22h (Horário de Brasília)
Qualificação: Fechada (10 a 20 minutos ou 4 voltas)
Duração: Baterias de 20 e 30 minutos
Setup: Fixo
Clima: Constante (iRacing Default)
Vagas: 40 vagas
Nº de Etapas: 6 etapas (12 baterias)
Freqüência: Quinzenal
Descartes: 2 baterias
Restrição: Sem restrição
Incidentes: 12 por bateria
Parada: Obrigatória na 2ª Bateria
Combustível: 25%
Largada: Parada – Relargada em fila única

O que é

O Troféu Zanoello é um campeonato que utiliza somente o pacote básico do iRacing, atraindo pilotos novos que estão conhecendo o simulador, e pilotos experientes que têm apreço especial pelo carro da categoria-escola. Essa mescla favorece e muito o crescimento dos novos pilotos, que podem vir a se tornar futuros campeões!

Dias e Horários

O Troféu Zanoello será disputado quinzenalmente às terças-feiras, e as etapas terão a seguinte programação (horários de Brasília):

  • 19h00 – Abertura do servidor da primeira bateria;
  • 21h00 – Início do briefing;
  • 21h40 – Início do treino classificatório;
  • 22h00 – Largada da primeira bateria;
  • 22h30 – Abertura do servidor da segunda bateria;
  • 22h40 – Largada da segunda bateria.

Os horários estão sujeitos a pequenas variações.

Formato

O campeonato será disputado com o carro Global Mazda MX-5.

As etapas serão disputadas em duas baterias, de 20 e 30 minutos respectivamente. O grid da primeira bateria será determinado por sessão classificatória fechada, onde cada piloto tem direito a quatro voltas. Na segunda bateria o pit-stop é obrigatório, e o grid será formado pela posição de chegada na primeira bateria, invertendo-se os 10 primeiros.

A largada será parada, e em caso de entrada do safety car a relargada será em fila única. O acerto (setup) dos carros é fixo, e o clima padrão do iRacing será utilizado em todas as etapas. A capacidade do tanque de combustível será limitada a 25%.

O piloto que atingir 12 incidentes durante a corrida será desclassificado automaticamente pelo simulador.

Política de Pintura Personalizada

É proibido, nas pinturas personalizadas, o uso de referências aos seguintes tópicos:

  • Marcas conflitantes com os interesses do iRacing Brasil;
  • Propaganda política ou partidária de qualquer tipo;
  • Manifestações religiosas ou de culto;
  • Drogas e demais produtos ilícitos no Brasil;
  • Conduta discriminatória, incitação a crimes ou violência;
  • Pornografia.

As inscrições para o campeonato deverão ser feitas através da Loja do iRacing Brasil. Clique na imagem abaixo para acessar a Loja.

Pilotos que ainda não possuem conta no iRacing.com receberão gratuitamente, após a inscrição do campeonato, três meses de assinatura do simulador. O piloto nessa situação deve informar, no momento da inscrição, que não possui conta no iRacing.com.

O piloto só terá sua vaga garantida após a confirmação do pagamento. Em caso de desistência, o piloto poderá solicitar estorno da inscrição antes da abertura do servidor da primeira bateria da primeira etapa. O iRacing Brasil não efetuará estorno após o início do campeonato.

Prezado piloto,
O regulamento a seguir foi criado pela Administração do iRacing Brasil, em conjunto com pilotos e chefes de equipe participantes das categorias disputadas em circuitos mistos do iRacing Brasil.

As regras a seguir, visam a padronização das análises feitas pela moderação do iRacing Brasil para cada tipo de acidente, durante as etapas válidas pelos campeonatos ativos.

É de suma importância que todos os pilotos, bem como chefes de equipe, tenham o total conhecimento do regulamento, uma vez que a moderação só analisará protestos embasados nos itens citados no mesmo. Para casos omissos neste regulamento, a moderação irá analisar, e punir de acordo com regra que será inserida a partir de então no regulamento.

Para evitar que a moderação perca algum acidente ocorrido durante a etapa, será permitido aos pilotos usar com moderação e coerência a notificação aos moderadores. Para configurar seu macro de notificação, basta substituir um dos textos pré-programados pelo simulador pelo texto: /rc NOTIFICAÇÃO$

1. BRIEFING

1.1. O Briefing é obrigatório para todos os participantes.

1.2. Antes do início de cada etapa, os pilotos receberão em seus e-mails o chamado “Dados do Servidor” com informações sobre a etapa.

1.3. Em casos específicos, o iRB poderá optar por implementar regras complementares durante o briefing.

1.4. As regras definidas em briefing, sobrepõem às regras deste regulamento. Ou seja. O que ficar definido em briefing será utilizado durante a etapa em questão.

1.5. Após o anúncio do início do briefing no servidor, todos os pilotos terão até 1 minuto para levar seus carros para o box, e acessar o Discord do iRacing Brasil.

1.6. Os pilotos que permanecerem em pista após este prazo, receberão o DQ do servidor, que só será retirado após o término do briefing.

2. PUNIÇÕES BRANDAS

As punições tidas como brandas, são punições com menor grau de prejuízo aos pilotos envolvidos em pista, mas que precisam ser respeitadas por todos os participantes.

As punições brandas poderão ser desde advertência, até a perda de pontos.

2.1. Não utilizar nome e sobrenome do iRacing.com no Discord do iRacing Brasil – Advertência;

2.2. Fazer “zig zag” invadindo a linha do adversário, sem causar danos – Advertência;

2.3. Manter chat “mutado” durante o briefing – Advertência;

2.4. Usar chat de texto ou de voz com assunto de desinteresse a todo o grid, em qualificação ou corrida – Advertência;

2.5. Andar em velocidade maior ou menor que 6km/h em comparação a velocidade do pace car em volta de apresentação – Advertência;

2.6. Largar ou relargar acima de 0.3 segundos de distância para o carro imediatamente à frente (mesma fila) – Advertência

2.7. Dificultar ultrapassagem dos líderes enquanto em posição de retardatário por menos de 1 volta – Advertência;

2.8. Mudar mais de uma vez de linha para defender posição na reta sem causar danos – advertência;

2.9. Parar o carro em pista durante a volta de apresentação ou em corrida, sem causar danos ou prejuízo aos adversários – Advertência;

2.10. Causar contato sem perda de posição do adversário, durante volta de apresentação ou em corrida – advertência;

3. PUNIÇÕES MÉDIAS

Serão consideradas punições médias: Os acidentes ou descumprimento do regulamento que prejudique a corrida de outros pilotos com perda de posições sem abandono da corrida.

3.1. Causar contato a outro (s) piloto (s), com perda de posição, sem causar abandono – Bandeira preta (drive through)

3.2. Não dar passagem enquanto em posição de retardatário por mais de uma volta inteira – Bandeira preta (drive through);

3.3. Piloto da primeira fila, estar à frente do pole-position em na volta de apresentação, ganhando vantagem após a largada. – Bandeira preta (drive through);
3.3.1. O piloto que mostrar fair-play ao perceber seu erro e devolver a posição, receberá advertência;

3.4. Piloto que largar antes do comando de “green flag” do simulador, levando vantagem sobre os adversários (drive through);
3.4.1. O piloto que mostrar fair-play ao perceber seu erro e devolver a posição, receberá advertência;

4. PUNIÇÕES GRAVES

Serão consideradas punições graves: Os acidentes ou descumprimento do regulamento que prejudique a corrida de outros pilotos com abandono da corrida.

4.1. Causar contato com abandono do adversário – Bandeira preta (Stop and Go + 60 segundos);
4.1.1. Para casos em que o piloto considerado culpado não cumpra a punição em corrida, o mesmo deverá largar dos boxes sem fazer qualificação na etapa ou bateria seguinte.

4.2. Causar acidente na primeira volta com abandono do adversário – Bandeira preta (Stop and Go + 60 segundos), e deverá largar dos boxes sem fazer qualificação na etapa ou bateria seguinte.

5. PUNIÇÕES ADMINISTRATIVAS

Serão consideradas punições administrativas as condutas como: Chat em corrida, chat da transmissão ao vivo, desrespeito às regras, adversários ou administração do iRB, atitude antidesportiva, entre outras.

5.1. Usar chat inapropriado durante sessão de qualificação ou corrida – 5 Pontos de punição na classificação final da corrida;

5.2. Reincidência no uso do chat de texto ou voz durante sessão de qualificação ou corrida – 10 Pontos de punição na classificação final da corrida;
5.3. Utilizar mídias sociais para divulgar vídeos ou imagens de acidentes, bem como áudio, imagem, vídeo ou texto de resultado de punições aplicadas pela moderação do iRacing Brasil – DQ da etapa em questão;
5.4. Enviar mensagem de texto privada ou pública, ou ainda mensagem de voz agressiva, ou em tom de ironias sem ofensas ou palavras de baixo calão para pilotos, equipes ou administração do iRB – DQ da etapa em questão;
5.5. Não respeitar ordem dada pela moderação de prova em briefing ou através de e-mail, para largar dos boxes – DQ da etapa em questão;
5.6. Acessar o servidor de corrida enquanto suspenso da etapa – Advertência;
Para todas as punições de bandeira preta aplicadas pós corrida, serão acrescentadas as seguintes punições de tempo:
– Bandeira preta (drive through) = +40 segundos no tempo final de prova do piloto punido;
– Bandeira preta (Stop and Go + 60 segundos) = 40 segundos pela punição de bandeira preta + 60 segundos referentes ao item ao qual o piloto foi punido.

6. PROTESTOS

6.1. Para todos os casos não analisados durante a corrida, a moderação fará a análise após o término da etapa.

6.2. Protestos abertos sob lances que ficaram para análise pós corrida, serão ignorados

6.3. O resultado dos protestos pós corrida estarão disponíveis na página da categoria, no site do iRacing Brasil até o dia seguinte.

7. REINCIDÊNCIA

7.1. Pilotos que cometerem 3 reincidências nos itens 2 de punições brandas serão obrigados a largar dos boxes na etapa subsequente.

7.2. Pilotos que cometerem 3 reincidências nos itens 3 e 4 de punições médias e graves receberão a suspensão da etapa subsequente. Não podendo esta etapa ser usada como descarte.

Certo da compreensão de todos.
Atenciosamente;
Equipe iRacing Brasil

Troféu exclusivo iRacing Brasil para o campeão da temporada;
Medalha exclusiva iRacing Brasil para o vice-campeão da temporada;
Medalha exclusiva iRacing Brasil para o 3º colocado da temporada;
Medalha exclusiva iRacing Brasil para o piloto mais seguro da temporada.

Transmissão AO VIVO em Full HD 60 frames de todas as etapas;
VT na íntegra em Full HD 60 frames de todas as etapas;
Facebook do iRacing Brasil;
Instagram do iRacing Brasil;
Twitter iRacing Brasil.

A pontuação do campeonato será a seguinte:

1º – 25 pts 6º – 10 pts 11º – 5 pts
2º – 20 pts 7º – 9 pts 12º – 4 pts
3º – 16 pts 8º – 8 pts 13º – 3 pts
4º – 14 pts 9º – 7 pts 14º – 2 pts
5 º – 12 pts 10º – 6 pts 15º – 1 pt

Serão contabilizados os 10 melhores resultados de cada piloto para a classificação do campeonato, ou seja, duas baterias podem ser descartadas.

Além disso, serão dados os seguintes pontos bônus:

  • 1 ponto para o pole-position da etapa (somente na 1ª bateria);
  • 1 ponto para o piloto que marcar a volta mais rápida da bateria;
  • 2 pontos para o piloto que ganhar mais posições entre a posição de qualificação e a posição de chegada (somente na 1ª bateria);
  • 2 pontos para cada piloto que terminar a corrida sem nenhum incidente contabilizado pelo simulador.

Em caso de número elevado de inscrições, o sistema de pontuação poderá ser revisado para abranger mais pilotos. Neste campeonato não haverá pontuação por equipes.

Critérios de Desempate

Em caso de empate na classificação geral, serão usados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

  • Maior número de etapas participadas, não incluindo etapas descartadas;
  • Maior número de vitórias, seguido pelo maior número de segundos lugares, terceiros lugares, e assim sucessivamente;
  • Maior número de pole-positions, seguido pelo maior número de largadas em segundo lugar, terceiro lugar e assim sucessivamente;
  • Menor número de incidentes contabilizados pelo simulador;
  • Sorteio.

Para efeito de desempate, não será contabilizada posição de chegada quando o piloto completar menos de 85% das voltas do vencedor da etapa.

Para a exibição correta na transmissão ao vivo, cada equipe deve ser cadastrada conforme as instruções desta página. Este campeonato não possui pontuação por equipes, portanto não há limite para o número de pilotos cadastrados em uma mesma equipe.

Copie o texto abaixo, clique em “Open Ticket” e cole no campo de texto do seu chamado, inserindo em seguida as informações necessárias:

NOME DO CAMPEONATO:
NOME DA EQUIPE (para exibição na transmissão):
PILOTO 1:
PILOTO 2 (Opcional):
PILOTO 3 (Opcional):

Cadastros abertos em desacordo com o formato acima, não serão realizados.

 *
 *

LEIA ATENTAMENTE!

Antes de abrir um protesto, procure a opinião de amigos sobre o acidente. Muitas vezes, uma segunda opinião pode lhe dar uma perspectiva diferente da sua sobre o mesmo incidente.

Atendendo a pedidos de nossos pilotos, o resultado dos protestos serão respondidos em até 72h após o término da etapa em questão.

O piloto que não concordar com a decisão, poderá recorrer em até 24 horas após o recebimento do resultado do protesto. Após este prazo, o chamado será fechado.

Casos de desrespeito a moderação, administração ou pilotos em protestos serão punidos de forma severa.

Copie e cole o texto abaixo, clique em “Open Ticket”e cole no campo de texto do seu chamado, inserindo em seguida as informações necessárias:

NOME DO CAMPEONATO:
PILOTO PROTESTANTE:
PILOTO PROTESTADO:
ETAPA E/OU BATERIA:
VOLTA DO ACIDENTE:
BREVE DESCRIÇÃO DO ACIDENTE:

Protestos abertos sem as informações acima, ou com informações incorretas, serão fechados sem análise, e o piloto deverá reabrir de forma correta.

X