Mesmo com punição, Antenor Junior se recupera e vence em Imola

out 25, 2017 by Paulo Blanco in  Notícias

Na noite desta terça-feira, 24 de outubro, foi realizada mais uma etapa da Formula Extreme Series, com as Mclaren MP4-30 no tradicionalíssimo circuito italiano de Imola, Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari.

Largada em Imola

Na classificação, Bruno Canovas ficou com a pole marcando um tempo de 1min18s881, seguido por Marcelo Schwarz na segunda posição. Antenor Junior, Marcelo Nascimento e Marcelo Mandaji
fecharam o top 5 do grid de largada. A largada não foi das mais tranquilas, com alguns toques, entre eles um mais contundente envolvendo os pilotos Romulo Silveira e Rominho Soares.

Na frente, Bruno Canovas fez como manda a cartilha, largou bem e seguiu na liderança acompanhado de perto por Antenor Junior que aproveitou uma largada ruim de Marcelo Schwarz. A corrida prosseguiu com muitas disputas no meio do pelotão, entre elas Jadson Santos e Hercules Santos pela P5.

Na volta 25, exatamente na metade da prova, o líder fez sua parada no box para troca. Antenor Junior seguiu na pista assumindo a liderança até a volta 29, quando ele também fez sua parada. Bruno então reassumiu a ponta e seguiu acelerando forte.

Ultrapassagem decisiva na última volta

Na volta 32 Antenor Junior se enroscou com Fabio Coelho que estava em posição de retardatário, com isso Marcelo Mandaji aproveitou e tomou dele a segunda posição. Antenor, porém, não se deu por vencido e nas voltas seguintes encostou em Marcelo e colocou pressão em busca da P2, conseguindo finalmente retomar o posto com uma ultrapassagem espetacular na volta 40.

Logo em seguida, Bruno Canovas e Antenor Junior se envolveram em um toque. Antenor foi punido com um drive-through, Marcelo Mandaji assumiu a ponta por algumas voltas até encostar o carro no box e abandonar a corrida, devolvendo a liderança para Bruno Canovas.

Com o carro danificado, Bruno não conseguiu segurar a forte recuperação de Antenor que na última volta, nos últimos metros, fez a ultrapassagem para ser o vencedor em Imola.
Canovas ficou com a segunda posição seguido por Djalmas Gerote que subiu ao pódio. Jadson Santos e Estíverson Oliveira fecharam o Top 5.

Confira os melhores momentos da prova:

Assista o VT na íntegra:

PrimeTime Grand Touring é sucesso na estreia em Suzuka

jun 23, 2017

32 Pilotos tiveram presentes na 1° etapa do PrimeTime Grand Touring na pista de Suzuka no Japão. Uma pista muito técnica para os pilotos que exige muito do acerto do carro para bom comportamento em pista. Retas longas , chicanes curtas , curvas de altas, curvas de baixa e alguns cotovelos era o que esperava pelos pilotos.

Guilherme Buzato, campeão da Extreme Masters of Track T3-2017

Chega ao fim 3ª temporada de 2017 do iRacing Brasil

set 07, 2017
Ricardo Margarida, campeão do Troféu Zanoello Cup T3-2017
C. Scalassara (esq.) e R. Margarida (dir.)

Chega ao fim mais uma temporada de corridas no iRacing Brasil. Os cinco campeonatos realizados neste trimestre coroaram quatro campeões diferentes, entre novos nomes e velhos conhecidos do automobilismo virtual.

O Troféu Zanoello Cup, categoria organizada com o pacote básico do iRacing.com, teve uma reedição do confronto entre Ricardo Margarida (Bumba My Bull) e Carlos Scalassara (Mondial Racing), dois pilotos referência no Mazda MX-5, desafiados desta vez pelo ascendente Rodrigo Capeleto (4Nerds). Os pilotos proporcionaram disputas incríveis ao longo da temporada, como a apertadíssima chegada de Charlotte (foto). Mas, com seis vitórias no total, Ricardo Margarida garantiu o título com uma bateria de antecedência, na véspera de seu aniversário. Scalassara foi o segundo e Capeleto o terceiro.

Guilherme Buzato, campeão da PrimeTime Grand Touring Brasil T3-2017
Guilherme Buzato

Nos carros de turismo para além do pacote básico, uma disputa que se repetiu por duas categorias: Guilherme Buzato (FOX BR Motorsports) e Neto Nascimento (Bardahl SimRacing) polarizaram a disputa na PrimeTime Grand Touring Brasil (GTE) e Extreme Masters of Track (GT3). Os dois, juntos, abocanharam 9 das 12 baterias do campeonato, tanto na Grand Touring quanto na Masters of Track. A Grand Touring foi decidida só na última bateria, com Buzato garantindo o título com um 3º lugar no autódromo da Virgínia; na Masters of Track, a regularidade do piloto da FOX BR falou mais alto, garantindo seu segundo título na temporada com uma bateria de antecedência. Na entrevista após o título da MoT, Buzato afirmou: “entrei focado em ganhar o campeonato de equipes, e se viesse o de pilotos seria ótimo.” A FOX BR conseguiu o título na Masters of Track, mas na Grand Touring a honra ficou com a GAAS Endurance Team. Na mesma entrevista, Buzato também revelou que está de saída da equipe FOX BR atrás de um novo desafio.

Victor del Porto, campeão da Tribe IndyCar Series T3-2017
Victor del Porto

Nos circuitos ovais, um velho conhecido levantou a taça na Tribe IndyCar Series: Victor del Porto (Static Racing) sagrou-se campeão pela 11ª vez na categoria, colecionando cinco vitórias nas onze etapas do campeonato, incluindo a prova de abertura em Kentucky e a de encerramento em Auto Club. A temporada contou com o já habitual Triple Crown, três etapas com pontuação dobrada nos circuitos de Auto Club, Pocono e Indianapolis. Hercules Santos (Americas Sim Racing) venceu em Indianapolis e Carlos Washington (Alliance Sky Racing), vice-campeão da temporada, foi o vitorioso no triângulo de Pocono. O título de equipes ficou nas mãos da Americas Sim Racing, que colocou três pilotos no Top 5 da classificação geral do campeonato. Após a última etapa da temporada, Victor del Porto lembrou sua trajetória nos campeonatos de Indy do iRacing Brasil, e destacou: “incrível como depois de quatro anos e meio eu ainda goste muito de correr.”

Alysson Pereira, campeão da Nascar Extreme Series T3-2017
A. Pereira (esq.), L. Leite (dir.)

Último campeonato a ser encerrado na 3ª temporada de 2017, a Nascar Extreme Series ficou nas mãos de Alysson Pereira. O piloto sagrou-se campeão em uma temporada disputadíssima, que teve até a penúltima etapa cinco pilotos na disputa pelo título. No encerramento da temporada, em Darlington, somente Laercio Leite (Sinister Race Team) tinha chances de tirar o título das mãos de Alysson, que venceu a corrida e encerrou a temporada da melhor forma possível. Alysson Pereira venceu três vezes na temporada (Iowa, Bristol e Darlington), um número expressivo em um campeonato tão disputado, quantia só igualada por Romar Arns (Escuderia Sul-Brasil). Alysson creditou seu sucesso no campeonato a uma característica de pilotagem: “me dou bem em pistas que o traçado ideal é mais alto, como Kansas, Bristol e Darlington.” Laercio Leite conquistou o vice-campeonato pela segunda temporada consecutiva e ajudou a Sinister Race Team a garantir o troféu entre as equipes.

A próxima temporada do iRacing Brasil estreia no dia 17 de setembro, e algumas novidades, como a entrada de circuitos mistos na IndyCar e a chegada da Ferrari 488 GT3 à Masters of Track prometem dar ainda mais emoção às últimas disputas de 2017. Antes disso, o iRB organizará no dia 12 um evento especial de pré-temporada com os carros GT3 no circuito de Interlagos. As inscrições, tanto para a temporada regular, quanto para o evento especial, já estão abertas.

Sobrou emoção, faltaram casas decimais na abertura da Tribe IndyCar Series

set 18, 2017

A etapa de Las Vegas da Tribe IndyCar Series abriu a temporada em grande estilo, com talvez a chegada mais apertada da história do iRacing Brasil.

Leave a Comment