O maior campeonato Road já organizado pelo iRacing Brasil chegou a seu fim na última segunda-feira, com vitória e título de Bruno do Carmo.

Silverstone foi o palco da 23ª e última etapa valendo pontos pela 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Turismo GT. A expectativa de um grande duelo entre Bruno do Carmo e Rodrigo Baronio, os dois candidatos ao título, não se concretizou por conta da ausência de Baronio, devido a compromissos profissionais. A disputa então ficou a cargo dos carros da Bardahl e da SRB Racing.

Bruno do Carmo foi o pole-position com 1min45s494, apenas dois milésimos de segundo à frente de seu companheiro Eduardo Borgert. Tamy Accioly foi o terceiro (1min45s581), seguido de Daniel Santana (1min45s617) e Neto Nascimento (1min45s666).

Acidente na largada em Silverstone

Tamy fez excelente largada e ultrapassou a dupla da Bardahl, assumindo a liderança. Ao mesmo tempo, um acidente entre Daniel Santana e Neto Nascimento tomou grandes proporções, retirando vários carros da prova e forçando a intervenção do safety car. Com a ausência de Rodrigo Baronio e o grande número de abandonos, Bruno do Carmo já conseguia os pontos necessários para garantir o título.

A corrida reiniciou na volta 4 e Tamy Accioly manteve a liderança, seguido de perto por Bruno do Carmo. Eduardo Borgert com o tempo perdeu contato com a dupla da frente, e mais atrás formou-se um pelotão com Marcos Vescovi, Erick Goldner, Leo Bonilha e Luizinho Gonzaga.

Apesar das investidas de Bruno, as três primeiras posições permaneceram inalteradas até a primeira janela de pitstops, entre as voltas 19 e 20. Tamy optou por não completar o tanque e conseguir uma vantagem maior na pista. A estratégia, no entanto, trouxe poucos frutos. Cerca de dez voltas depois, Bruno do Carmo já estava novamente no encalço de Tamy Accioly.

Tamy foi obrigado a parar novamente na volta 35, enquanto Bruno conseguiu levar seu carro até a volta 38. Com essas três voltas em ritmo alucinante, Bruno saiu de seu segundo pit-stop à frente de Tamy, e a partir daí administrou a vantagem que tinha até a bandeirada final, confirmando a vitória e o título da categoria. Tamy Accioly foi o segundo e Eduardo Borgert, em corrida solitária, completou o pódio. Luizinho Gonzaga foi o quarto, e Marcos Vescovi o quinto.

Assista o VT na íntegra:

Campeão antecipado, Victor Del Porto vence etapa de Watkins Glen da Tribe IndyCar Series

nov 27, 2017

Já com as mãos em seu 12º título da Tribe IndyCar Series, Victor Del Porto conseguiu a vitória em Watkins Glen com uma ultrapassagem decisiva sobre o pole-position da etapa, Rodrigo Novaes.

Jose Brito e Hercules Santos vencem etapa acidentada em Charlotte

out 21, 2017

Jose Brito e Hercules Santos venceram as duas baterias de uma etapa cheia de acidentes no roval de Charlotte.

Guilherme Buzato, campeão da Extreme Masters of Track T3-2017

Chega ao fim 3ª temporada de 2017 do iRacing Brasil

set 07, 2017
Ricardo Margarida, campeão do Troféu Zanoello Cup T3-2017
C. Scalassara (esq.) e R. Margarida (dir.)

Chega ao fim mais uma temporada de corridas no iRacing Brasil. Os cinco campeonatos realizados neste trimestre coroaram quatro campeões diferentes, entre novos nomes e velhos conhecidos do automobilismo virtual.

O Troféu Zanoello Cup, categoria organizada com o pacote básico do iRacing.com, teve uma reedição do confronto entre Ricardo Margarida (Bumba My Bull) e Carlos Scalassara (Mondial Racing), dois pilotos referência no Mazda MX-5, desafiados desta vez pelo ascendente Rodrigo Capeleto (4Nerds). Os pilotos proporcionaram disputas incríveis ao longo da temporada, como a apertadíssima chegada de Charlotte (foto). Mas, com seis vitórias no total, Ricardo Margarida garantiu o título com uma bateria de antecedência, na véspera de seu aniversário. Scalassara foi o segundo e Capeleto o terceiro.

Guilherme Buzato, campeão da PrimeTime Grand Touring Brasil T3-2017
Guilherme Buzato

Nos carros de turismo para além do pacote básico, uma disputa que se repetiu por duas categorias: Guilherme Buzato (FOX BR Motorsports) e Neto Nascimento (Bardahl SimRacing) polarizaram a disputa na PrimeTime Grand Touring Brasil (GTE) e Extreme Masters of Track (GT3). Os dois, juntos, abocanharam 9 das 12 baterias do campeonato, tanto na Grand Touring quanto na Masters of Track. A Grand Touring foi decidida só na última bateria, com Buzato garantindo o título com um 3º lugar no autódromo da Virgínia; na Masters of Track, a regularidade do piloto da FOX BR falou mais alto, garantindo seu segundo título na temporada com uma bateria de antecedência. Na entrevista após o título da MoT, Buzato afirmou: “entrei focado em ganhar o campeonato de equipes, e se viesse o de pilotos seria ótimo.” A FOX BR conseguiu o título na Masters of Track, mas na Grand Touring a honra ficou com a GAAS Endurance Team. Na mesma entrevista, Buzato também revelou que está de saída da equipe FOX BR atrás de um novo desafio.

Victor del Porto, campeão da Tribe IndyCar Series T3-2017
Victor del Porto

Nos circuitos ovais, um velho conhecido levantou a taça na Tribe IndyCar Series: Victor del Porto (Static Racing) sagrou-se campeão pela 11ª vez na categoria, colecionando cinco vitórias nas onze etapas do campeonato, incluindo a prova de abertura em Kentucky e a de encerramento em Auto Club. A temporada contou com o já habitual Triple Crown, três etapas com pontuação dobrada nos circuitos de Auto Club, Pocono e Indianapolis. Hercules Santos (Americas Sim Racing) venceu em Indianapolis e Carlos Washington (Alliance Sky Racing), vice-campeão da temporada, foi o vitorioso no triângulo de Pocono. O título de equipes ficou nas mãos da Americas Sim Racing, que colocou três pilotos no Top 5 da classificação geral do campeonato. Após a última etapa da temporada, Victor del Porto lembrou sua trajetória nos campeonatos de Indy do iRacing Brasil, e destacou: “incrível como depois de quatro anos e meio eu ainda goste muito de correr.”

Alysson Pereira, campeão da Nascar Extreme Series T3-2017
A. Pereira (esq.), L. Leite (dir.)

Último campeonato a ser encerrado na 3ª temporada de 2017, a Nascar Extreme Series ficou nas mãos de Alysson Pereira. O piloto sagrou-se campeão em uma temporada disputadíssima, que teve até a penúltima etapa cinco pilotos na disputa pelo título. No encerramento da temporada, em Darlington, somente Laercio Leite (Sinister Race Team) tinha chances de tirar o título das mãos de Alysson, que venceu a corrida e encerrou a temporada da melhor forma possível. Alysson Pereira venceu três vezes na temporada (Iowa, Bristol e Darlington), um número expressivo em um campeonato tão disputado, quantia só igualada por Romar Arns (Escuderia Sul-Brasil). Alysson creditou seu sucesso no campeonato a uma característica de pilotagem: “me dou bem em pistas que o traçado ideal é mais alto, como Kansas, Bristol e Darlington.” Laercio Leite conquistou o vice-campeonato pela segunda temporada consecutiva e ajudou a Sinister Race Team a garantir o troféu entre as equipes.

A próxima temporada do iRacing Brasil estreia no dia 17 de setembro, e algumas novidades, como a entrada de circuitos mistos na IndyCar e a chegada da Ferrari 488 GT3 à Masters of Track prometem dar ainda mais emoção às últimas disputas de 2017. Antes disso, o iRB organizará no dia 12 um evento especial de pré-temporada com os carros GT3 no circuito de Interlagos. As inscrições, tanto para a temporada regular, quanto para o evento especial, já estão abertas.

Leave a Comment